Um dia de Roteiro Gastronômico em São Paulo

by - janeiro 10, 2019


Fala, meu rebanho de ovelhas ruivas (quem me segue no instagram conhece esse bordão). Como eu estou com o espírito aventureiro, resolvi trazer mais um "Um dia em", só que dessa vez em um local muito comum: São Paulo. A primeira vez que eu fui em Sampa pra passear, confesso que fiquei meio perdida. Dei várias voltas pela Paulista e terminei no Outback. É! Bem clichezão e chato, eu sei, mas naquela época eu não havia me programado muito bem. Hoje em dia, eu brinco que sou a Bia Turística, já que amo planejar e fazer roteiros. Até gosto de olhar roteiros prontos, mas prefiro desbravar os lugares por conta própria, fazendo um verdadeiro dossiê sobre os bairros e seus atrativos. A ideia do roteiro de hoje é apenas mostrar São Paulo pelo meu ponto de vista: o que eu gosto de fazer, lugares que curto passar o tempo, e óbvio, restaurantes e belisquetes. Isso tudo em apenas um dia, sem compromisso. Vamos lá!
1 - Pra começar o rolê, eu indicaria tomar um café da manhã no La Guapa. Lá é um estabelecimento especializado em empanadas, da diva Paola Carosella. Até a última vez que fui, as empanadas custavam R$7,50 cada. Eu acho que vale a pena comprar o combo de R$42,00, que vem com 6 empanadas da sua escolha. Ah! Tem opção vegana também, onde a massa é feita de quinoa e azeite, e o recheio é abóbora, abobrinha, alho poró, nozes e folhas de brócolis. A minha favorita é a Pucacapas, de queijo com cebola caramelizada e um toque de pimenta. Falando em  pimenta, na casa tem um molho artesanal e um chimichurri maravilhoso. Se quiser um docinho, experimente o alfajor, que além de ser barato é um espetáculo. E um adendo: elas não estão queimadas!
Depois de se deliciar com as empanadas gostosas e se estiver em Pinheiros, dê uma andada pelo Beco do Batman. Em uns 15 minutos a pé você chega lá, mas se preferir ir de carro, tente a sorte pra achar alguma vaga.

Aproveite também pra tirar umas fotos na escadaria do Patápio. Se for aos finais de semana, visite o Armazém da Cidade. onde tem música ao vivo, feiras de artesanato e food trucks.
Foi nessa parada pelo Beco do Batman que avistei uma das bebidas que mais curto tomar, assim meio que de maneira informal e despretensiosa: cachaça de jambu. O bom é que ela vai deixar a sua boca dormente e você vai começar a babar, iniciando o processo de abertura de apetite para a próxima parada.

2 - Próxima parada: Almoce no Bar da Dona Onça.
Se tem um lugar que eu posso dizer de maneira convicta que eu voltaria quantas vezes for preciso é o Bar da Dona Onça. Além de ser no térreo do Edifício Copan, o que já é uma atração a parte, é um lugar muito bonito. A decoração é mais intimista e amadeirada, arrematando com o tom da chef: detalhes de onça.
A minha escolha foi um ravioli de lagostim com bisque e edamame. Meu namorado pediu a tradicional galinhada (R$61 em 2018) da chef Janaina, mas não aguentou comer tudo e eu devorei, é óbvio. Fico devendo a foto da galinhada como pretexto pra voltar lá.

3 - Agora se você estiver na vibe da economia mesmo e quiser combinar a cachacinha de jambu com alguma comida típica, bora pra Casa Tucupi. Lá é um cantinho especializado em comida acreana, então prepare a língua: vai dar água na boca (nos dois sentidos). O carro-chefe é o tacacá (R$26) e foi ele que eu experimentei. Com goma! É uma explosão de sabores que só quem já comeu sabe. Uma mistura de dulçor com o camarão salgado, a textura da goma, o azedinho do jambu... ah! É uma festa com direito a Carimbó e tudo mais.


4 - Quando a larica bater na hora do jantar, vá ao Brace Bar e Griglia, e aproveite para dar uma voltinha no meu querido Eataly. O Brace fica localizado no último andar do Eataly. De dia, é super iluminado e com menu executivo. De noite, o ambiente fica extremamente acolhedor e romântico. Dê sorte de pegar alguma mesa na janela. A vista de São Paulo fica incrível de lá de cima. O menu é bem completo e atende a todos os tipos de paladar. Fui de massa, com frutos do mar, claramente. Escolhi o Tagliatelle al Pesto (R$72) elaborado com um espetinho de camarões e vieiras grelhadas. O boy escolheu o típico carbonara. É um lugar que eu sempre recomendo, pois a comida é fresca e de uma qualidade impecável. Sempre elogio o trabalho da Chef Karazawa, que é inspirador pra mim. 


Pra fechar: uma sobremesa maravilhosa no Eataly. Esse é o Prezioso, de chocolate com avelã (R$14).

5 - Ou então, se quiser um lugar mais descolado e moderninho, vá de Pizzaria Braz Elettrica. Lá é uma extensão da tradicional Pizzaria Braz, porém com as pizzas em versão individual - e totalmente informal. O que me chamou atenção é que a maioria das mesas de lá são compartilhadas e não tem serviço. É assim: você chega, pede sua pizza no caixa, paga, espera ficar pronta, e pronto. Vai lá e busca. As bebidas/sobremesas também: só abrir a geladeira e escolher seu refri, cerveja ou vinho; e para o paladar doce, tiramisu (R$10) ou mousse (R$10). Eu peguei o Tiramisu, que vem num potinh, e o vinho individual Da Kombi (R$19). Lá não tem taça, então você vai ter que tomar no copo descartável mesmo. A ideia é justamente ser um "fast food" gastronômico, e digo fast food no sentido real da palavra, pois lá os ingredientes são bem bacanas e a pizza é muito bem feita. Como existem várias unidades, cada uma tem uma pizza especial. O valor das pizzas variam entre  R$27  e R$29. As mais diferentes são a Frisco (Spring cream, mozzarella de búfala, escarola, grana padano, lemon pepper, cogumelo) e a Shroomz (foto), que leva búfala, gorgonzola, cogumelos assados, cebola roxa, alho, salsinha, raspas de limão, pimenta-do-reino, e só tem na unidade do Jardins.
É isso! Será que dá pra encher o panceps?! Pelo menos tem opções para todos os bolsos e estilos, não é? São Paulo é uma região fervorosa e oferece milhares de restaurantes e comidas que jamais imaginaria ver e experimentar na minha vida, então nada melhor do que mostrar um pouquinho pra vocês. É óbvio que gosto é algo pessoal, mas as vezes precisamos sair da nossa zona de conforto e arriscar fazer algo louco. Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Vale desde experimentar uma empanada argentina, uma cachaça de jambu do Pará, um tacacá do Acre, uma sobremesa italiana, uma pizzaria toda cosmopolita... são infinitas possibilidades, e com certeza voltarei num próximo post pra mostrar comidas inusitadas em lugares diferentes.
Quer ver mais enquanto isso? Clica na aba Rolês e viaja comigo!


Veja Também

0 Pichadas