Um dia em: Barra do Sahy

by - janeiro 08, 2019

PONTE DE MADEIRA SUPER BONITINHA QUE LIGA A PRAIA À INGREJINHA
OMG! Eu estou viva e bronzeada, sim! E com alguns planos de criatividade para 2019. Um deles é voltar a escrever. Escrever foi desde criança um dom nato meu, e eu sinto uma imensa falta de colocá-lo em prática. Vivo dizendo que escrevia histórias, poemas, textos, sentimentos... e agora, depois de adulta, escrevo um blog. Tenho a mania de fazer listas e andar sempre com o bloco de notas do celular aberto (é a minha maneira de descontrolar o meu controle por escrever, seja lá o quê). Com isso em mente, venho por meio desta postagem iniciar uma nova coluna por aqui: "Um dia em...". O objetivo é mostrar lugares a serem visitados com - e sem pressa - por um dia, sob meu ponto de vista. Quando falo em viajar, minha alma já explode de animação: pode ser desde pegar um ônibus para ir a alguma região vizinha que nunca conheci, até realmente conhecer cidades, estados, e países. Não tão longe de onde moro, mas também não tão próxima assim fica a Barra do Sahy. Essa é uma das praias do Litoral Norte de São Paulo que eu mais gosto de passar um dia ensolarado. Lá além de ser praia, também tem rio e uma piscina natural.
A praia fica entre Juquehy e Camburizinho (uma das minhas novas queridinhas), e é uma atração a parte justamente por ter um rio cruzando o mar e a piscina natural. O caminho de ida (vide Santos) já é um espetáculo. Sou suspeita, pois acho a "Rio Santos" uma estrada lindíssima, então é sempre um ato de contemplação a viagem até o litoral norte.
VISTA DA PISCINA NATURAL
Vamos falar sobre uma das atrações mais bacanudas do cantinho: a piscina. Pra chegar até ela, é necessário fazer uma trilha de menos de 10 minutos no lado direito do canto bravo. Você pode apenas contemplar a piscina natural no topo da trilha (é uma subida), e observar as tartarugas que volta e meia aparecem por lá, ou se arriscar a mergulhar de cima mesmo. 
PISCINA NATURAL
Eu não pulei, pois era um rochedo relativamente alto, mas havia uma passagem por baixo e a maré não estava tão alta, o que facilitou a caminhada. Realmente vale a pena você andar até o canto direito para conhecer a piscina. No dia que eu fui (um sábado) não tinha ninguém por ali, então deu rendeu algumas fotos e deu pra aproveitar um pouquinho antes da maré subir e querer tomar nossos pertences kk.
No geral é uma praia bem tranquila e limpa. Tem alguns ambulantes e barraquinhas, inclusive artesanatos locais, mas ficam organizadinhos na entrada da praia, sendo que eles meio que não aparecem pelo canto direito e esquerdo. Pra quem busca aventura, existe a alternativa de fazer um passeio de barco até as ilhas próximas, ou alugar stand up, mas eu, calanga que sou, fiquei intercalando entre a faixa de areia e o riozinho de águas refrescantes.
Obedecendo a proposta da nova coluna do blog, a Barra do Sahy é uma praia que você pode facilmente tirar um diazinho pra conhecer, e se estiver disposto, pode esticar para as outras praias vizinhas. Além da natureza, existem diversas pousadas, alguns mercadinhos e restaurantes bem legais pra fechar o passeio.
 Pra matar a fome, fui conhecer o Restaurante Azul Marinho, que fica no caminho da praia, bem no centrinho. Foi lá onde comi a melhor sororoca da minha vida. Sororoca é um peixe abundante do litoral e é facilmente um dos meus preferidos. Veio com purê de batata doce e farofa de banana. Tudo muito gostoso e com direito a molho de pimenta da casa. AMO!
E eu finalizo esse dossiê da Barra do Sahy escutando The River, do Sam Garret. Eu adoro os rios e esse é sempre um diferencial quando busco alguma praia ou passeio diferente pra fazer. Me sinto mais calma e, arriscaria dizer: purificada! A energia dos rios é uma coisa absurda. Ao mesmo tempo em que são selvagens, se mostram plenos e misteriosos. É quase como um enigma decifrá-los, por isso gosto tanto deles. Você nunca sabe se é fundo ou não, mas sempre vai querer entrar pra descobrir. 
"O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos."
Roteiro de um dia para a Barra do Sahy.

Veja esse e mais roteiros na aba Rolês aqui do blog.

Veja Também

2 Pichadas