Keffiyeh - O Lenço Palestino

by - julho 06, 2015

Boa tarde, leitoras e leitores de O Muro de Merlin. Como passaram o final de semana? O meu foi maravilhoso e com direito à festinha e muito frio. Falando em frio, vocês costumam usar cachecol e lenços como complemento ao look? Eu adoro e inclusive já citei sobre o Skull Scarf, os lenços de caveirinha do McQueen. Ao mesmo tempo, estive notando uma pequena aparição de pessoas com cachecóis na rua e logo me lembrei das famosas "Palestinas" ou "Lenços Palestinos" que bombaram em meados de 2010 e estão voltando aos poucos. Pra quem não sabe, o nome desse lenço é Keffiyeh e sua primeira aparição no mundo da moda foi dada a partir da marca Balenciaga (que tem aquelas bolsas lindas) em 2007/2008. 
Diferente do jeito usado no Brasil, quando inverno, o Keffyieh é habitualmente utilizado pelos Árabes e Israelenses para protegerem-se do sol, da areia e do vento, clima comum nos países áridos. As cores também possuem uma definição para eles, sendo branco e preto usado pelos beduínos, e branco e vermelho para os habitantes da Jordânia e da Arábia
O lenço tem um significado político e cultural e é uma marca do movimento pela libertação da Palestina - por isso muitos o chamam de "lenço palestino" ou "palestina". Mas não se engane ao achar que o lenço é de uso único dos Palestinos, pois os Turcos e Afegãos também aderiram ao costume.
O Keffyieh teve o seu ápice de popularidade nos anos 60 por ter se tornado um símbolo do nacionalismo Palestino e mais conhecido ainda por causa do Yasser Arafat (foto), presidente da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e líder da Fatah. Muitas pessoas usam o lenço, mas não sabem o seu real conceito e definição política.
Há um tempo atrás, o site da loja Urban Outfitters até parou de vender os lenços pela internet, devido à reivindicações sobre o uso do lenço. Apesar de toda a polêmica em volta do acessório, em meados de 2008, Herchcovitch fez uma releitura desses lenços em forma de bandeiras de países em conflito, reivindicando o uso do lenço pra ele, judeu. Bem legal a ideia dele, né?! Pena que muitos não conseguem entender e aceitar que o lenço pode ser sim um item da moda e, conjuntamente, do movimento pela libertação da Palestina. Agora quando te perguntarem qual o significado do lenço você já sabe responder!
Apesar de comentários controversos e opiniões diferenciadas, o Keffiyeh é lindo, confortável, estiloso e faz o maior sucesso hoje em dia. Como tudo o que se populariza, sendo bom ou ruim, o Keffyieh se enrolou nos pescoços das famosas e virou item hipster de desejo. Na época em que o acessório bombou, lembro-me de ser tão difícil de achá-lo que eu tive que encomendar com uma amiga da minha avó e ainda tê-lo pago bem caro. Hoje em dia é tão fácil de encontrar o lenço que você pode vê-lo em lojas caras, fast fashion e até nos famosos "camelôs". 
Muitas pessoas julgam o uso do lenço no verão, mas não vejo problema em usá-lo, até porque no conceito real ele foi feito justamente para isso. Mas como a chegada do frio está aí, acho uma opção excelente para as noites geladas. Além de quentinho, o produto dá um ar exótico ao look. 
E atenção, bofes, porque fica bem legal no pescoço de vocês, principalmente a versão Shemagh. O Shemagh é semelhante ao Keffyieh, mudando apenas o conceito e definição histórica. Tem a mesma forma de uso, para proteger os olhos e rosto da exposição solar direta, mas se popularizou entre os membros militares britânicos e norte-americanos, principalmente os baseados no Oriente Médio, e também por muitos sobrevivencialistas e todos os praticantes de atividades ao ar livre. Tá aí o motivo da estampa militar, né?! Como o mundo da moda é bem vasto, e o da história é maior ainda, não podia deixar de citar os pontos mais importantes da cultura por trás de um item popular. Acho super importante saber o contexto de tudo o que nós vestimos, ainda mais se for sobre um produto polêmico. 
Espero ter sanado dúvidas e que tenham gostado do post, mesmo este sendo um pouco diferente dos habituais. Comentem aqui se vocês já sabiam o significado ou se vocês gostam ou não do acessório. Beijocas ♥





Veja Também

34 Pichadas

  1. Eu acho linda essa moda de lenço, complementa o look com criatividade... Mas para mim, não rola! Só de ler a matéria o meu pescoço já começou a coçar... Acho que pra usar um desses, eu tenho que estar com um frio patagonico...Quem sabe? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou em usar amarrado na bolsa? Eu acho lindinho porque também fico com coceira com alguns tipos de tecido kkk. ♥

      Excluir
  2. Não sabia a história por trás desse lenço, gostei de conhecer. Acho ele bonito. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  3. Adooro esses lenços, não sabia o significado !
    Beijos Flor.!

    Flor Morena | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que as pessoas daqui no Brasil usem os nossos lenço sem saber o significado. Apenas por achar é bonito.rsss

      Excluir
  4. Alguns são lindos.
    Eu moro no nordeste, ou seja, não tem como usar muito haha.
    Beijos!

    http://amorporvidrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí faz muito calor, né?! kk
      Sempre quis conhecer o Nordeste. Coloca fotos no blog pra gente conhecer melhor! Beijão <3

      Excluir
  5. Acho alguns beeem bonitos! Inclusive vi uma amiga usando esse fds haha, deu até saudade dos meus que nem sei se ainda tenho!

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, molher, vai caçar já e posta um look com ele ♥
      Beijo, gatona!!

      Excluir
  6. Adoroo lenços, ficam lindos em certos tipos de look *O*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não sabia o significado desse lenço, adorei saber ♥
    Beijinhos
    Instagram | Facebook do blog
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  8. Achei o post super informativo. Gosto demais desses lenços, e me parece serem itens indispensáveis agora nesse inverno. As inspirações ficaram ótimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, molher. Nada mais recompensante que um comentário como o seu depois de horas fazendo o post. Obrigada e fica com Deus ♥.

      Excluir
  9. Eu adoro e acho que compõe super bem o look;-)
    Beijos e beijos^.^
    http://thathabulle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Noossaaa, eu amo lenços!
    Amei seu layout...esse desenho é você, né?
    Ficou lindaa!
    Guriaaa, você é muito caprichosa e seu blog está lindo...já estou te seguindo.
    Dá um pulo lá no meu cantinho, tá? ;)
    Beijooo!
    Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343
    CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu sim, molher ♥
      Muito obrigada pelos elogios. Com certeza passo no seu cantinho. Beijocas <3

      Excluir
  11. eu adoro esses lencos como composiçao dos looks, acho que da um charme a mais!
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  12. Serio que esta voltando? Tenho um guardado de uns 4 anos atrás, vou tirar ele do guarda roupa hahaa
    Quase Reis | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente kk. Também já deixei o meu pra fora. Adoro relembrar essas tendências kk <3

      Excluir
  13. Acho esses lenços um charme ao compor o look. Adoro!

    Bjos,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito fã de lenços, mas acho lindo em outras pessoas!

    beijos.
    http://coisasthemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post. Não sabia da importância desse lenço, na cultura palestina.
    Mas eu acho ele um charme e deixa o look super estiloso. <3

    www.revistadarafa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post, tenho um encostado aqui no armário, já vou usar de novo.

    Beijo
    Ruiva Cohen Store Blog

    ResponderExcluir
  17. No Brasil quem possui usa pouco, assim lava-se menos ainda, daí o motivo de coceiras como citado. Em função disso, naturalmente acaba-se usando o guardado "sujo". Ou usando-se os que ficaram expostos em bancas de venda. Obviamente existem vários padrões de qualidade e procedência. Assim, convém levá-los antes do uso onde ficara sem brilho e sem pó. É um item originalmente para ser usado com grande frequência e trocas quase que diárias. Por vezes como as nossas meias.

    ResponderExcluir