Nhoque Fit de Ricota com Espinafre e Molho de Tomate Caseiro

junho 10, 2015

Oi Pessoal, hoje temos novidade no blog com a presença de uma colaboradora nova: Claudia Merlin, ou para os mais chegados, a mãe da Bia. Vim colaborar com um assunto que eu gosto demais de ler e praticar que é Gastronomia. Eu adoro cozinhar e experimentar receitas novas e saudáveis. Minha filha que me incentivou a isso e hoje estamos juntas por uma vida mais limpa no prato. Inaugurando a minha coluna, decidi optar por uma receita leve e saborosa que é a de Nhoque de Ricota com Espinafre. Como ela tem gastrite e não pode comer molho de tomate industrializado, preparei um molho especial pra ela. Se você tem problemas com molhos e ainda não sabe um jeito legal de prepará-los, hoje é o seu dia para aprender. Vem ver!
INGREDIENTES DO NHOQUE
100g de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de manteiga
450g de espinafre sem o talo
300g de ricota
1 cebola picada
100g de farinha de trigo
2 gemas
Sal a gosto
MODO DE PREPARO
Lave e tire os talos do espinafre deixando somente as folhas. Refogue com a manteiga, cebola e sal a gosto e deixe murchar. Espere esfriar e tire a água do espinafre, espremendo-os com as mãos. Reserve.
Coloque a ricota num recipiente e amasse deixando esfarelar. Tempere com sal a gosto.
Misture bem a ricota e o espinafre, acrescente as 2 gemas, o queijo parmesão e vai misturando a farinha aos poucos, e sove com as mãos (para quem não sabe, sovar é você ir amassando a massa com as mãos até dar o ponto). Enquanto isso coloque mais ou menos 1 litro de água para ferver com um fio de óleo de sua preferência. Voltando a massa, faça cordões e corte na espessura de 1 cm, e jogue um para fazer o teste na água, se ele subir e continuar consistente, não precisa colocar mais farinha, se ele desmanchar, vá acrescentando a farinha até obter uma massa consistente.


MOLHO DE TOMATE CASEIRO
1 kg de tomates maduros sem sementes
1 cebola picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal
MODO DE PREPARO
Corte os tomates em 4 e tire as sementes, se quiser tire a pele - não vejo necessidade pois vai ser batido tudo no liquidificador ou mix. Refogue os tomates com o azeite, cebola e alho, e coloque mais ou menos 1/2 litro de água. Assim que for encorpando, vá colocando água aos poucos. Fica mais ou menos de 40 minutos a 1 hora no fogo. Depois que o molho estiver encorpado e suculento, acrescente sal a gosto e espere esfriar. Bata no liquidificador ou mix, e está pronto.


Espero que tenham gostado das receitinhas e que façam em suas casas. O molho fica maravilhoso e é especial pra quem tem problemas no estômago como a minha filha, ou simplesmente pra quem prefere levar uma vida mais saudável e sem os corantes e conservantes dos molhos industrializados. Um beijinho!

Leia Também

11 Pichadas

  1. Que delícia de prato!! Também procuro comer coisas mais saudáveis, vou testar esse aí.

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  2. Menina, ficou com uma cara tão boa que eu tô aqui com água na boca...
    Confesso que nunca fiz nhoque, mas agora fiquei com desejo e curiosidade de tentar.
    Beijo,
    http://www.closetcriativo.com

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS, adorei =o Vou tentar fazer, parece ser suuper leve. E já recomendei para amigas que gostam de cozinhar <3


    www.vaidosamente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uma delícia! Espinafre, ricota e molho de tomate ficam mt bons também com macarrão! <3
    http://alternativeyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece uma delicia *O*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que delícia esse nhoque! Eu amooo,ainda mais com ricota e espinafre... deve ficar top.
    Beijos^.^
    http://thathabulle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com vontade de experimentar! haha
    Muito legal a nova coluna do blog :)
    Bjss

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  8. Que receita maravilhosa, adorei!

    http://www.papodemeninasaer.com/
    @blogpapodemeninas

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parece delicioso!
    Vou testar esse molho principalmente pois também tenho gastrite.
    Beijos
    http://www.mariannemoura.com/

    ResponderExcluir
  10. Meu. Deus. Sou apaixonada por nhoque e fiquei com água na boca só de olhar, deve ter ficado delicioso!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  11. Ain meu deus, eu to com água na boca só de ver essas fotos hahaha. Eu confesso que eu não sou muito adepta as coisas saudáveis, mas amo queijos e amo queijo ricota! Queria que ele aparecesse pronto agora na minha frente pra poder comer logo kk

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir