Gastronomia: Bobó de Camarão Light à Merlin

maio 04, 2015


E ai, gente? Feriadão indo embora, mas trazendo com ele um dia maravilhoso: o dia das mães. Essa data remete à almoço e nada melhor para comemorar que com uma bela receita feita por uma mãe - a minha, no caso.
Bom, essa receita não é a receita original do Bobó de Camarão, mas e é exatamente isso que eu acho legal no ato de cozinhar. Só de você poder modificar o prato a sua maneira e ao seu gosto dá um jeito novo e um toque que só você sabe qual é. Não é todo mundo que curte tal ingrediente, mas não é por isso que vamos deixar de comer e saborear um prato novo. O segredo de fazer um prato legal é a criatividade. Com ela nós vamos longe e nos permitimos inovar. Que tal um Bobó de Camarão em sua versão light e inusitada para o almoço do dia das mães? Se ela gostar de frutos do mar, tenho certeza que é uma ótima pedida. E se ela for fit, melhor ainda. Ah! O tempero apimentado fica ao seu manuseio. Aí não tem risco de errar, né? Lembrando sempre que as medidas e ingredientes podem ser trocados por algum de sua preferência, dando assim o seu toque pessoal.

INGREDIENTES
- 1/2kg de camarão cinza descascados e limpos
- 1/2kg de mandioca cortada e descascada
- 3 tomates picados e sem sementes
- 200ml de molho de tomate da sua preferência
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho 
- 1/2 pimentão vermelho
- 1 vidro de leite de coco de 200ml
- Coentro
- 1 limão
- Azeite
- Sal
- Curry

PREPARO DO CAMARÃO
Tempere o camarão já descascado e limpo com sal, limão e alho e os deixe descansar por mais ou menos 2h ou até pegar gosto. 
Numa panela coloque duas colheres de sopa de azeite e refogue a cebola, o alho e o pimentão. Junte o camarão. Refogue de 3 a 5 minutos até o camarão ficar rosado. Não exceda esse limite estipulado, senão o camarão ficará com aspecto "borrachudo"(Dica de Mãe). Reserve o camarão. 

PREPARO
Numa panela de pressão coloque as mandiocas e água até a metade da panela. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Coloque um pouco de sal na água pra dar um gostinho. Espere esfriar e abra a panela de pressão. Pegue as mandiocas já cozidas e as coloque num liquidificador com o leite de coco. Bata até ficar numa consistência cremosa. Coloque em outro recipiente e reserve.
Pegue os tomates picados e o molho de tomate e bata no liquidificador. Reserve. 
Numa panela coloque o molho e a mandioca e fique mexendo até misturar tudo. Coloque sal para temperar e uma pitada de curry. Ponha os camarões já refogados e mexa novamente. Salpique com coentro picado e sirva-se.

Dificuldade: Média
Serve 4 pessoas/Tamanho Família.




Só uma palavra para descrever: Divino! Ou melhor, duas palavras: divino e leve. Se enganou quem pensou que o prato é pesado ou apimentado demais. Como eu disse, o segredo está na criatividade e nas proporções. O que eu mais gostei foi da consistência, que fica bem cremosa e bonita. E também tem o curry que eu adoro e tempera bastante.
Essa foi uma receita da minha mãe para todas as leitoras, mães, tias, avós... O que importa é ter alguém que você considere ser sua mãe, sendo de sangue ou não.
Beijão, gatosas e gatosos ♥

Leia Também

21 Pichadas

  1. Nossa que delícia , eu amo camarão e acredita que nunca fiz esse prato ?
    Morry de vontade de fazer agora!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    ResponderExcluir
  2. apesar de eu nao comer camarao a receita ficou msm com uma cara boa hein ;)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Hum camarão... Deve ficar uma delícia!!! Adorei a receitinha
    Super Beijos
    www.fabulosaderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia! amo camarão e amei sua receita.
    Beijos
    Luh
    Blog Sempre Belas | Facebook | Instagram |
    Post novo: #MinhaMãeTinhaRazão! |


    ResponderExcluir
  5. tem uma cara boa, mas acredita que não curto mt camarão, na verdade nunca comi camarão mas acho que não gostaria, mas deveria experimentar neah? amei seu blog e estou seguindo beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta, gata! Vou te seguir também. Beijocas, fica com Deus.

      Excluir
  6. Amei a receita me deu até fome!
    Beijos
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que receitinha boa, parece deliciosa, já vou copiar aqui para tentar fazer depois.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, que delícia =) Eu amo camarão e ver isso a essa hora não é bom haha. Adorei a receita lindona.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  9. This looks so good!!

    God bless,
    XO, Claire
    Http://www.littlemissfashionqueen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. nossa parece ter ficado fucking delicioso :O
    minha mãe iria amar muito,
    ela é louca num camarão e ainda é light!
    adorei !

    Grande beijo
    http://blogdakeeka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Thank you for your visit :)
    Amazing post! Looks delicious!

    Jordina ♡
    —> Fashion Blog: THE SILVER FELINE

    ResponderExcluir
  12. Parece ter ficado uma delícia! Eu também gosto de mudar a receita original pra dar um gostinho especial. Vou ver se me ajudam a fazer aqui em casa.
    Beijos

    www.fernandamrgd.com

    ResponderExcluir
  13. Oi! Nossa, bobó de camarão é uma das maravilhas da vida! Bom demais! O que eu mais gosto é o que o creme é feito com mandioca, menina uma perdição!

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. yum!! so beautiful post! i love it!
    kisses

    http://pearlsandrosesdiary.blogspot.gr/

    ResponderExcluir
  15. É uma ótima receita! Pena que minha mãe está morando tão longe agora!! Bem que podiam fazer para mim, mas minha pequena só tem 02 anos ainda...kkkkkk! Que mulher dramática,né? Vou em um restaurante mesmo, de frutos do mar, agora fiquei com vontade!
    Beijosss!!
    alanabaggioto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Huum, que delicia. Adorooo. Tendo camarão, melhor ainda. Um xeruh amore.

    blogkleidenaira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adoooro caramão huuuumm.
    Adorei a receita, qualquer dia tento aqui em casa ;)

    Crescendo em Flor

    ResponderExcluir