Resenhas: Lonely Planet - Guia de Conversação em Alemão

junho 29, 2014

Oi gente linda. Como está o domingo de vocês? O meu está sendo uma loucura. Estou arrumando o cabelo da mamis poderosa e aguardo ansiosamente para ver o resultado. Quem estiver interessada em cabelos loiros, postarei o passo a passo do cabelo dela em breve. Mas agora vamos ao que interessa.
Aprender um idioma novo é realmente uma tarefa complicada e às vezes até monótona quando você não tem estímulos nem sabe como começar. Eu vou contar pra vocês que eu sempre me arrisquei em idiomas diferentes aprendendo através de músicas e filmes, mas existem vários outros métodos de ensino, certo?! Então, ultimamente ando muitíssimo interessada na língua e cultura Alemã. É um idioma difícil, mas não é um bicho de sete cabeças como nós pensamos ao ver de relance. E para isso, trouxe pra vocês uma novidade. É um guia de conversação da Editora Globo que me chamou muito a atenção desde que fui na Livraria Saraiva daqui da minha cidade. Ontem fui de novo e procurei pelo preço. Acreditam que ele estava de R$19,90 por apenas R$9,90? Não dá pra resistir, né?.
O guia conta com 272 páginas e o acabamento é no estilo brochura. Logo na contra-capa podemos contar com uma tabela de frases principais, aquele tipo de frase que todo mundo é obrigado a saber em qualquer tipo de idioma. Por exemplo: Olá, por favor, desculpe, sim/não e afins. Ainda no mesmo lugar, existem os números e sua pronúncia. O legal é que você pode aprender como fala e qual é o fonema da palavra, pois em todas as páginas existem uma denominação em azul que te ensina a pronunciar. Veja abaixo:

Até que é fácil, vai! Além de tudo isso, o livrinho te oferece dicas de gramática e o seu índice é composto por Básico (números e quantidades, hora e data), Prático (Transporte, Fronteiras, Localização, Comunicação e afins), Social (Contato, Vida Noturna, Romance, Esportes etc), Viagem Segura (Emergência, Polícia e Saúde), Alimentação e um Dicionário bem legal com 3.500 palavras para te ajudar na comunicação.
Como vocês podem ver na foto acima, essa é a parte Social do guia, onde traz para nós várias frases legais para nos comunicarmos e fazermos amizade com o povo de lá. É de fácil aprendizado e pessoas de qualquer nível podem ter um guia desses como melhor amigo. Podem ver que é super moderno e até o facebook está no meio.
No setor de Cardápio, que para mim é a melhor parte pois eu adoro comer - haha - é como se fosse um dicionário apenas de comidas e pratos, tanto das regiões Alemãs quanto de outras culturas. Além de ter o nome das gordices, ainda tem as opções de como o prato deve ser servido e a explicação dos ingredientes que levam. Por exemplo: Handkäs, que é queijo apimentado marinado em vinho branco - hmm.
Para quem quer um belo aliado de cultura e idioma a qualquer momento do dia, seja em casa ou na rua, recomendo demais esse Guia de Conversação da Lonely Planet, porque é de fácil aprendizado e te explica de um jeito que não se torna maçante, acrescentando situações rotineiras de uma forma moderna e às vezes até engraçada. Não pude deixar de escrever sobre isso porque acho que pode acrescentar demais na vida de estudantes e curiosos como eu.
E mais, o guia conta com edições em Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Mandarim. Todos por R$9,90. É gostoso aprender assim, né?
Beijos e até mais, meus amores.

Leia Também

6 Pichadas

  1. Ai eu acho muito difícil, mas eu amo linguagens então me interessei bastante haha

    www.amantedemakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é difícil e bem diferente do nosso amado Português, mas olha, é bem divertido, viu? kkkk, vale a pena pelo menos folhear pra dar uma espiadinha :P

      Excluir
  2. Adorei o guia de conversação, eu acho super lindo ver os alemães falando mas parece ser bem complicado. Beijos!
    Blog | Fan page | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom do guia é que ele te ensina mais ou menos a como pronunciar, então facilita muiiiito a sua vida. Você acaba meio que decorando e já se torna bem mais fácil. É uma graça mesmo, né?! Beijãoo <3

      Excluir
  3. Eu já comprei um guia de conversação para aprender francês, só que achei um pouco complicado por mais que o sotaque francês é um pouco parecido com o português, como diz meu prof é primo distante! Nunca quis aprender alemão, por mais que acho um sotaque bem bonito! Tenho muita vontade de aprender mandarim.
    Beijos
    www.dosedeilusao.com/

    ResponderExcluir
  4. Putz, também sou uma amante de francês. Até comecei a fazer um curso, mas por ventura não consegui terminar. É uma língua maravilhosa, mas acho complicadinha também. Gente, Mandarim deve ser muito legal, mas também muito difícil, né? Vai em frente, gata!!!
    Beijocas, fica com Deus.

    ResponderExcluir