Filmes: O Pianista e Olga

junho 26, 2014

Oi pessoal, tudo bem? Estive meio sumida porque estou arrumando várias coisas para o blog e isso dá um trabalhinho, né? Como vocês podem perceber, fiz um cabeçalho baseado em coisas que eu gosto pra dar um ar mais "eu" nesse blog. Essa versão fica traçada por conta da querida Mary Jane Watson, deixando esse cantinho ainda mais ruivo e poderoso haha. Qualquer dúvida falem comigo. Agora vamos ao que interessa!
Esse mês eu vi dois filmes que me roubaram totalmente a atenção por serem feitos por cima de histórias reais que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial. Eu confesso que sou fascinada por cada parte dessa história e acho muito triste e cruel tudo o que já aconteceu. É aí que entra o meu ponto de vista sobre a ganância e a ambição, que existem desde os primórdios. Fico chocada cada vez que leio ou vejo algo relacionado a esse tema da Segunda Guerra e da Alemanha Nazista, pois alguns trechos são realmente tristes e nos fazem imaginar como seria se estivéssemos ativos naquela época. Pra quem gosta de filmes que se passam em outra década e pra quem gosta também de aprender um pouco mais, recomendo que assistam Olga e O Pianista. Ambos retratam a vida de Judeus, mas de formas completamente diferentes. Veja as sinopses:

O Pianista
"O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe."
O filme é longo. São duas horas e vinte e oito minutos, mas te prende a atenção do começo ao fim. Você nunca sabe o que pode acontecer e o final é bem bonito. É a prova viva da vontade de viver. Confesso que foi um dos únicos filmes, junto ao Olga, que me fizeram estremecer. É aquele que eu tenho certeza que vou querer assistir mais de duas vezes.

Olga
"Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência."
Gente, que filme é esse? É emoção do começo ao fim. Eu tenho o DVD desde pequena, mas a primeira vez que vi foi esse mês e agora me pergunto o por quê de não tê-lo visto antes?! Sério! É um filme impactante e com uma mensagem maravilhosa, de arrepiar. É tão lindo ver como existia e ainda existe, sim, mulheres revolucionárias a ponto de largar uma vida com regalias (ou não) para lutar a favor de seu país ou de seu crer. Simplesmente sem palavras. A história de vida dessa mulher foi um orgulho. Ela sabia o que queria e foi até onde foi para conquistar seus ideais. Um exemplo a ser seguido, mesmo com um final arrebatador. Um filme Brasileiro de grandíssimo mérito e de uma inteligência singular.
É isso, gente. Espero que gostem desse post e que lhes tenha sido útil. Agora que estamos entrando em época de provas, cursinhos, enem e outros, acho muito digno saber de informações históricas que fizeram a diferença. Vai que cai em alguma prova, né?! Beijocas!!
"Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo (Olga Benário)"

Leia Também

1 Pichadas

  1. Amo esses dois filmes de paixão!! Já até perdi a conta de quantas vezes vi cada um hahaha
    Adorei o blog :)
    bananna-pancakes.blogspot.com

    ResponderExcluir